Viagem Internacional
5 de setembro de 2024, por Carolina Carvalho
Documentos para morar fora: veja o que é necessário
Se você deseja viver no exterior, é necessário se planejar financeiramente e psicologicamente. Além disso, você…
Se você deseja viver no exterior, é necessário se planejar financeiramente e psicologicamente. Além disso, você precisa separar os documentos para morar fora, para estar legalizado no país de destino escolhido. Acompanhe este artigo e conheça a documentação para morar fora do Brasil.
Os documentos para morar fora do Brasil podem variar de acordo com o país escolhido e com o método que você utilizará para se legalizar no seu destino (por exemplo: cidadania europeia, visto de estudo, visto de trabalho, entre outros).
A seguir, apresentamos os documentos para morar fora que são comuns a todos os imigrantes.
O passaporte é um dos principais documentos necessários para você entrar em um país. A maioria dos países exige esse documento como um dos requisitos de entrada.
Trata-se de um documento de identificação, que atesta, de maneira formal, o portador como nacional de um estado. Além disso, permite que você possa cruzar a fronteira de uma nação estrangeira.
O passaporte é emitido pelo governo nacional (no Brasil, o passaporte é emitido pela Polícia Federal).
Caso você não possua cidadania europeia (para morar na Europa), cidadania americana (para viver nos Estados Unidos) ou a cidadania do país para onde pretende imigrar, provavelmente precisará de um visto para se legalizar no seu destino.
O visto é em um documento oficial de viagem. Com ele, o viajante pode permanecer em um país por um determinado período, de acordo com a finalidade. Ou seja: visto de estudo (para estudar fora do país), visto de trabalho (para trabalhar no exterior), entre outros diversos motivos para solicitar um visto.
Vale ressaltar que o visto pode ser temporário ou permanente e que cada país tem os seus vistos específicos.
O visto é emitido pelo país onde você pretende morar, estudar ou trabalhar e deve ser requerido no consulado ou na embaixada do país. Ou seja: se você pretende morar em Portugal, deverá requerer o visto no Consulado Geral de Portugal de seu estado.
Entre os documentos para morar fora está a certidão de nascimento original.
A certidão é o documento oficial emitido no seu nascimento. Ela serve para identificar o nome, o sexo, a data e o local de nascimento, bem como o país de origem de uma pessoa.
Se você for casado(a), também é necessário apresentar a certidão de casamento para morar no exterior.
Essa certidão é o documento que atesta a união de duas pessoas. Ela é recebida depois da uma cerimônia civil – ou religiosa com o efeito civil.
Registros escolares são documentos para morar fora de suma importância, principalmente se você irá fazer um intercâmbio na Austrália, em outro país ou se tem crianças em idade escolar, que precisarão entrar em uma escola no país de destino.
Vale dizer que os registros escolares incluem diplomas, históricos escolares e cartas de recomendação para estudar no exterior.
Outros documentos também podem ser necessários para morar no exterior, como:
Atenção: é essencial você verificar junto ao consulado brasileiro do país de destino quais são os documentos necessários para você imigrar e separá-los com antecedência à data de sua viagem.
Sim. Geralmente, é preciso fazer a tradução juramentada dos documentos que não estiverem no idioma do país para onde você pretende imigrar. Somente com esse tipo de tradução, seus documentos originais serão válidos no exterior.
Assim, é preciso traduzir certidão de nascimento, certidão de casamento, histórico escolar, entre outros documentos para morar fora.
O melhor lugar para você realizar a tradução de documentos de forma segura, econômica e com qualidade é com a Yellowling, a maior empresa de tradução da América Latina.
Com a Yellowling, todo o processo de tradução é feito pela internet, desde o orçamento, até o recebimento de seus documentos traduzidos.
Você pode solicitar o orçamento online de sua tradução juramentada. Em menos de 1 minuto, você já recebe o valor justo pelo trabalho. Para isso, você deve:
Após receber o orçamento, basta efetuar o pagamento do serviço e aguardar o prazo para receber os seus documentos traduzidos.
Ah, e a qualquer momento, você pode acompanhar, em tempo real, o status de seu pedido.
Viu como é simples? Escolheu o país onde vai viver? Então agora é só separar os documentos para morar fora, realizar a tradução com a Yellowling e organizar a mudança. Boa sorte e boa viagem!
Postagens relacionadas
Ver todas as postagensAcompanhe nas redes sociais
Tipos de tradução
Tradução SimplesTradução juramentadaTradução certificadaTradução NAATITradução ATIOFale conosco
Atendimento de segunda a sexta, das 9h às 18h, exceto feriados
Todo o conteúdo deste site, incluindo imagens, textos e vídeos são protegidos por direitos autorais sob os termos da lei.
É vetada a utilização de qualquer conteúdo, imagem, vídeos ou informações sem a devida autorização. Em caso de uso sem autorização, ficarão os responsáveis sujeitos as medidas legais cabíveis.
YELLOWLING TECNOLOGIA LTDA CNPJ: 40.481.490/0001-00.13